Campanha de combate a gripe se estende a público geral
Depois de 50 dias de campanha o grupo prioritário, o Ministério da Saúde liberou a partir desta segunda-feira (3) a vacinação contra a gripe para público em geral.
Segundo informações, até a última sexta-feira (31), 20% do público-alvo ainda não estava imunizado – faltam 11,9 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de cobertura.
A decisão do Ministérios pretende evitar o desperdício das doses, motivando as unidades a vacinarem até esgotar o estoque.
O Estado do Pará não conseguiu alcançar a meta do grupo prioritário, mas do outro lado o município de Bragança conseguiu cumprir, como afirma em entrevista o secretário municipal de saúde Mário Junior.
Os principais alvos são gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, crianças menores de seis anos, idosos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da área de saúde, professores e povos indígenas, agora podendo alcançar o público diverso.
Apenas seis estados atingiram a meta: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Os estados com menor adesão são Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).