Audiência Pública discute resolução da educação inclusiva em Bragança
A audiência pública aconteceu no auditório do instituto Federal do Pará, na tarde desta quarta-feira, 20, e reuniu dezenas de profissionais da área da educação.
Este ano, o conselho municipal trouxe como o tema “Caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência”, onde o objetivo era propor à comunidade a participação, através de opiniões, debates e sugestões, para que o conselho possa finalizar a resolução da educação inclusiva, documento que na ocasião foi apresentado aos profissionais.
De acordo com a pasta pública da educação municipal, a educação especial inclusiva compreende uma mudança de concepção política, pedagógica e legal, que tem se intensificado no âmbito nacional e internacional, cujos princípios baseados na valorização da diversidade são primordiais para assegurar às pessoas com deficiência o pleno acesso à educação.
Para os professores que participaram do momento, a audiência foi fundamental para que estratégias sejam criadas afim de garantir um ensino inclusivo de qualidade à todas as crianças, e sobretudo para opinar e ponderar pontos da resolução que podem ou não serem mexidos.
Para o futuro professor, é importante, que a criança tenha acesso à libras, desde a educação infantil.