top of page

Exército realiza operação Dínamo VI que fiscaliza empresas que trabalham com explosivo em Tracuateua



A operação Dínamo VI ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12, com a visita de militares do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros, a Pedreira Santa Mônica localizada no município de Tracuateua, nordeste do Pará.


A ação comandada pelo 2º Tenente Mattos, do Parque Regional/08, e de oficiais do 2º Bis e 15º Companhia de Policia do Exército, tem o objetivo, fiscalizar empresas autorizadas em atividade com uso de explosivos.


A permissão para uso de explosivo para qualquer tipo de atividade é exclusiva do Exército Brasileiro, que emite um Certificado de Registro.


A Fazenda e Pedreira Santa Mônica é explorada desde 1962. Durante muito tempo, era de responsabilidade da empresa o estoque de material explosivo usado na extração das rochas, que rigorosamente eram guardados em compartimentos como este, chamados de Paióis, em um local isolado do parque de exploração. Para evitar ações criminosas, o ambiente foi desativado, e o serviço passou a ser terceirizado.


A decisão pela terceirização, além de tirar o peso da responsabilidade sobre os explosivos, também reduziu os gastos com segurança, como afirma Estevão Costa, sócio proprietário da empresa.


O material explosivo é visado por quadrilhas de assaltos a banco e carros fortes. Por isso, existe um controle rigoroso para a obtenção do produto. A carga que é movimentada pela empresa terceirizada, tem o total controle das forças armadas.


Além da Santa Mônica, uma outra, a do Tobal, em fase de regularização, também localizada na região de Tracuateua, recebeu a visita do grupo.


A Operação Dínamo ocorre uma vez a cada ano em todo território nacional.

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page