Prefeito convoca coletiva para falar do transporte escolar de Ajuruteua
O prefeito de Bragança Raimundo de Oliveira convidou a imprensa para uma coletiva no inicio da tarde desta segunda-feira, 23, em seu gabinete para falar sobre o transporte escolar que faz a rota para as comunidades da Praia de Ajuruteua. Com ele estavam o secretário municipal de educação Luiz Augusto e a diretora da 1ª URE Any Assunção.
O transporte de alunos que estudam na comunidade foi afetado, porque a empresa que presta serviço, licitada pelo estado, não tinha recebido pagamentos referentes a 3 meses do ano de 2017. Com isso a prestadora de serviço tinha parado e os alunos foram prejudicados.
No entendimento dos manifestantes, apoiado por dois advogados segundo o prefeito, a prefeitura poderia interceder para solução do problema, e depois seria ressarcida pelo governo do estado, já que o assunto é de responsabilidade do Estado. Este entendimento desagradou o gestor.
Apesar de Raimundo Oliveira ter dito que não cabe a ele a responsabilidade do transporte de Ajuruteua, ele afirmou que a empresa não vai parar. E que os alunos não serão penalizados. Isto deu novamente força ao entendimento dos manifestantes que a gestão poderia interceder.
Any Assunção, diretora da URE, justificou que a empresa de transporte tinha o prazo de atender uma licitação apenas de 2017. E que os serviços prestados para o ano de 2018 estão dentro de termos aditivos até que uma nova concorrência aconteça.
Alunos e familiares bloquearam um trecho da PA 458, próximo a Vila de Bonifácio. A informação de que a gestão municipal tinha proibido a entrada de alunos do estado em frota do município gerou muita discussão.
Na coletiva, o secretário contrariou a informação, mas esclareceu que a frota do município é limitada para manter a integridade dos alunos.
Além da garantia do transporte, os alunos exigiram transportes seguros e dignos para atender com segurança os alunos.