Vendas de veículos novos caem 20% no Brasil
De acordo com a federação dos distribuidores de veículos, foi o 4 ano seguido de baixa. As vendas de veículos novos caíram 20, 1% em 2016. No começo do ultimo ano a federação esperava quedas bem menores. A entidade atribui o resultado final á crise econômica e à baixa aprovação de créditos.
Os especialistas explicam que isso se deve a alta faixa de desempregados no país, o que faz o consumidor adiar a comprar. Segundo a federação, de cada 10 fichas para financiamentos, apenas três são aprovados. Pela primeira vez desde 2006, o volume de veículos ficou abaixo de 2 milhões.
E a perspectiva para o futuro é de produção baixa. O Brasil já chegou ser 4º maior mercado de veículos do mundo. Em 2016 deverá ficar no fim da lista dos tops 10. Com o maior percentual de queda nas vendas está os veículos pesados, como, caminhões e ônibus. Os dois somam um total de 63% de baixa.
Mas isso pode mudar. Para 2017, a federação estima que vendas voltem a crescer com uma projeção anual de 2,43% de alta em comparação ao ano passado. Isso para veículos leves, agora para os pesados a estimativa de crescimento chega a 3,15%.