Casos de AIDS aumentam na região do Salgado
De janeiro a junho deste ano foram registrados 193 casos de infecção pelo vírus do HIV em adultos no estado Pará. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde – SESPA – e os números apontam alta crescente desde 2012, de 5.465 casos investigados.
A Região do Salgado, que corresponde os municípios de Augusto Corrêa; Tracuateua; Viseu; Peixe Boi; Santa Luzia; Cachoeira do Piriá; Quatipuru; Bonito; São Miguel do Guamá; Primavera e Bragança, de 2000 a 2015, os casos de reagentes do vírus foi de 758 casos.
De janeiro a junho deste ano, foram detectados pelo Serviço de Assistência Especializado - SAE - 62 casos de reagentes na região do salgado, considerado alto pelos órgãos de saúde.
Entre os reagentes, o público mais afetados pela doença é o de idosos. Segundo Evelyn Lobão, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada do município de Bragança, a falta de informação e conscientização tem contribuído com os números.
Na maioria dos casos, os pacientes só procuram um Centro de Testagem e Acolhimento quando a doença está se manifestando.
Usar preservativos ainda é a forma mais segura para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.
Hoje 8.642 pessoas são usuárias de medicamento para HIV em todo Pará. Destes, 8.485 são adultos e 137 crianças. No Estado, os serviços disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para testagem e tratamento estão aos poucos sendo descentralizados da capital.